SENDAS & VEREDAS

Criada no ano 2000, com o intuito de fazer avançar os estudos nietzschianos no país, a coleção Sendas & Veredas propõe-se a atuar em três frentes distintas: trazer ao público brasileiro trabalhos expressivos sobre a filosofia de Nietzsche, apresentar trabalhos de recepção de suas ideias e editar textos de pensadores com quem ele mesmo dialogou. Acolhendo diferentes linhas interpretativas do pensamento nietzschiano, “sem desconto, exceção ou seleção”, a coleção Sendas & Veredas quer ensejar novas possibilidades de leitura. É justamente a diversidade que constitui a sua maior riqueza.

 

Série Ensaios:

Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. No contexto da Coleção Sendas & Veredas, a série Ensaios norteia-se por duas diretrizes básicas: a de trazer ao público brasileiro as mais diversas leituras do pensamento de Nietzsche, de modo a constituir um fórum permanente de debates, e a de acolher trabalhos de especialistas estrangeiros de renome, estudiosos confirmados e jovens pesquisadores brasileiros, visando a promover o diálogo entre diferentes gerações.

Série Recepção:

Sempre os escritos de Nietzsche deram margem a variadas leituras, múltiplas interpretações. No contexto da Coleção Sendas & Veredas, a série Recepção vem propiciar a confluência e o embate das mais diversas abordagens dos textos do filósofo. Propondo-se como um espaço aberto para o confronto das interpretações, persegue o objetivo de apresentar ao público brasileiro ensaios de especialistas renomados e pesquisadores experientes. Acolhendo diferentes linhas interpretativas do pensamento nietzschiano, quer promover a reflexão sobre a singularidade e especificidade que marcam a leitura da obra de Nietzsche nos mais diversos países.

 

Editora Responsável
Scarlett Marton

 

Conselho Editorial
Antonio Marques (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), Diego Sánchez Meca (Universidade de Madri - UNED, Espanha), Ernildo Stein (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil), Germán Meléndez (Universidade Nacional de Colômbia, Colômbia), Giuliano Campioni (Universidade de Pisa, Itália), Gunther Abel (Universidade Técnica de Berlim, Alemanha), José Jara (Universidade de Vaparaíso, Chile), Luis Enrique de Santiago Guervós (Universidade de Málaga, Espanha), Mónica B. Cragnolini (Universidade de Buenos Aires, Argentina), Patrick Wotling (Universidade de Reims, França), Paulo Eduardo Arantes (Universidade de São Paulo, Brasil), Rubens Rodrigues Torres Filho (Universidade de São Paulo, Brasil), Werner Stegmaier (Universidade de Greifswald, Alemanha).

Português, Brasil